Browse By

Como armazenar corretamente os alimentos na geladeira

De que adianta comprar os alimentos mais saudáveis, de maior qualidade, usar os melhores temperos, se na hora de guardá-los na geladeira você faz isso de forma errada!

O armazenamento incorreto dos alimentos na geladeira pode acarretar mal-estar, diarreia e até problemas mais graves.

Por isso reunimos algumas dicas para você saber como armazenar corretamente os alimentos na sua linda geladeira duplex, frost free, paga em 12x no carnê das Casas Bahia (brincadeirinhaaa)!!!

Latas

enlatados

Não armazene latas abertas na geladeira. O alimento armazenado entra em processo de oxidação com o alumínio do recipiente o que pode trazer prejuízos a saúde. O ideal é consumi-lo imediatamente ou guardá-lo em recipientes de vidro ou plástico sempre tampados.

Panelas

panelas_post

Muito mais prático pegar as panelas e colocar na geladeira, certo? Pois é, mas isso está errado. As panelas não permitem uma circulação adequada do ar e isso prejudica na conservação do alimento. Depois do “rango” o ideal é retirar os alimentos e armazená-los em recipientes de vidro ou plástico, tampados e na 1ª prateleira da geladeira. Não sequência claro, lavar as panelas!

Frutas

frutas_post

As frutas tem gavetas específicas, ficam na parte de baixo da geladeira. O armazenamento dever ser feito em sacos plásticos, com furos que permitam a circulação do ar. Atenção! Não se deve lavar as frutas antes de colocá-las no refrigerador. Quando lavamos, dificilmente secamos corretamente e a umidade da água auxilia no processo de deterioração do alimento.

Verduras

verduras_post

Não guarde as verduras, legumes ou frutas na mesma embalagem que veio do mercado ou da feira, podem estar contaminadas.
Ao chegar do mercado ou feira, as verduras devem ser armazenadas imediatamente durante 2 horas para que os agrotóxico não entrem em contato com elas. Após esse período, recomenda-se a higienização com solução de água com água sanitária. Em uma porção de 1 litro de água, acrescenta-se 1 colher de sopa de água sanitária e coloca-se a verdura de molho durante 30 minutos. Depois disso é só lava-la com água corrente.

Da mesma forma que as frutas, as verduras devem ser guardadas em sacos plásticos com furos e colocadas na última gaveta. As frutas pré-processadas (que já vem cortadas e embaladas) tem que ser guardadas em recipientes específicos e não deixadas na embalagem de origem. O armazenamento é feito nas prateleiras superiores da geladeira.

Frios

frios_post

Para os frios, boa parte dos refrigeradores já dispõe de local específico para esse tipo de alimento. Seu armazenamento também tem que ser feito em recipientes de plástico ou vidro, nunca na embalagem de isopor de origem.

Agora, existem muitos alimentos que colocamos na geladeira e que não são aconselháveis, você sabia!? Separamos 10 para você colocar na sua lista:

1 – Azeite

azeite_post

Na geladeira seu azeite vai condensar e virar uma espécie de manteiga. Armazene-lo em lugar fresco e escuro.

2 – Batata

batata_post

O ar frio da geladeira deixa sua batata mais dura e doce. O recomendado é guardá-las em sacos de papel em local fresco de preferência escuro para que ela não apodreça tão rápido.

3  – Cebola

cebola_post

A umidade da geladeira vai deixá-las macias e mofadas. Recomenda-se armazená-las em local fresco, seco e longe de outros alimentos. A cebolinha por conter maior quantidade de água, pode ser conservada sem problemas na geladeira.

4 – Abacate

abacate_post

Se a intenção a que o abacate amadureça, não ponha-o na geladeira, agora se você já comprou maduro, tá liberado!

5 – Manjericão

manjericao_post

Se sua intenção for armazenar o manjericão por um longo tempo não será na geladeira que isso vai acontecer. Posto do refrigerador, o manjericão murcha e absorve todos os cheiros dos alimentos a sua volta. O ideal é deixá-lo em um copo de água fresca como se fosse uma flor recém-cortada ou caso queira armazená-lo por mais tempo, ferve-lo e congelá-lo.

6 – Alho

alho_post

Se você não quiser um pé de alho dentro da sua geladeira é melhor deixá-lo fora. Quando armazenado no refrigerador,  pode acontecer de começar a brotar além de ficar mofado e mole, meio borrachudo.

7 – Tomate

tomate_post

Se você quer manter o sabor do seu tomate é melhor deixá-lo fora da geladeira. O ar frio do refrigerador para o processo de amadurecimento do fruto justamente o que dá sabor à ele além de alterar a textura do fruto. Por isso, deixe-o fora da geladeira!

8 – Pão

pao_post

O pão nosso de cada dia, não deve ser guardado na geladeira, pois vai secar rápido. Se for pão de sanduíche com consumo nos próximos dias tudo bem, pode, mas senão, mantenha-o no balcão ou congele-o. No congelador, o pão deve ser embrulhado para manter a umidade e quando for consumi-lo, deixá-lo derreter lenta e completamente antes comê-lo.

9 – Café

cafe_post

Café na geladeira não, afinal, ele pode perder o sabor e ainda assumir o cheiro de outros alimentos, o que convenhamos não é legal. Guarde-o em local seco e escuro.

10 – Mel

mel_post

Mel na geladeira vai cristalizar, simples assim. Deixe-o fora que é capaz de você morrer e ele continuar apto para o consumo (pensando que você vai morrer bem velhinho).

Bom, esperamos que com essas dicas seus alimentos durem mais e claro que sua geladeira sempre esteja cheia!

Fontes:

http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita/21843/Saiba-como-armazenar-os-alimentos-na-geladeira.html
http://mcnutrir.com.br/dicas-de-saude/como-armazenar-alimentos-na-geladeira/
http://hypescience.com/10-comidas-que-voce-nunca-deve-guardar-na-geladeira/
http://saude.ig.com.br/alimentacao/como+armazenar+os+alimentos+e+minimizar+a+contaminacao/n1597105857073.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>