Browse By

Como organizar a casa antes das férias?

Final de ano geralmente significa férias escolares e do trabalho, o que resulta em passeios. No entanto, além de se preocupar com o destino da viagem e outros detalhes, é preciso também cuidar da casa antes de trancá-la e partir para o descanso.

Existem diversas dicas para cuidar do lar antes das sonhadas férias. O mais importante, e talvez ato mais lembrado, é fazer uma boa faxina na casa, para retornar a um local agradável e limpo, podendo descansar da viagem em vez de precisar investir em uma limpeza pesada imediatamente.

Cada lar e cada viagem pedem cuidados específicos com a casa durante o período de ausência. No entanto, algumas dicas são universais e servem para qualquer situação.

Reprodução

Reprodução

Antes da viagem, evite comprar mais alimentos do que o necessário para os próximos dias. Manter a despensa cheia pode atrair baratas, roedores e desperdiçar comidas que tem prazo de validade curto.

Antes de partir, retire da geladeira tudo que poderá estragar no período de ausência. Você pode doar, partilhar com amigos e familiares ou levar em uma bolsa térmica para a viagem. Os alimentos que estragam, mesmo refrigerados, podem causar mal cheiro e dar ainda mais trabalho para a limpeza e descarte quando você retornar.

Pacotes de comida que tem prazo de validade longo, mas que já foram abertos também devem ser consumidos ou levados. Geralmente, com a abertura, eles deterioram antes da data original. Essas informações você pode encontrar na própria embalagem do produto.

Desligue aparelhos eletrônicos

Mesmo em stand-by, muitos aparelhos como micro-ondas, televisores, computadores e telefones sem fio gastam energia. Além de diminuir o risco de um curto-circuito, que pode até gerar um incêndio, você ainda economiza no valor da conta de luz do período se tirar os eletroeletrônicos da tomada. Certifique-se também de ter apagado todas as luzes do local.

Cuidados com a água

Deixar as janelas abertas, com o intuito de ventilar o ambiente e não ter aquele cheiro de lugar fechado quando retornar pode até parecer interessante, mas lembre-se que não só o vento costuma entrar pelas janelas. Uma tempestade pode molhar toda a casa, destruir móveis e eletroeletrônicos e causar ainda mais transtornos.

Vazamentos hidráulicos também podem ocorrer durante as férias da família e causar grandes transtornos. Para evitar isso, desligue o registro de água geral da casa.

Segurança

A segurança do imóvel também é um ponto de atenção, afinal, ninguém quer ter uma surpresa desagradável ao voltar das férias, como ter seus bens roubados. A casa vazia, com a aparência de abandono pode aumentar as chances dela ser invadida. Por isso, suspenda a assinatura de jornais e revistas temporariamente, peça para um vizinho pegar a correspondência e comunique-o sobre a ausência, deixando um telefone para contato, caso necessário.

Deixe alarmes e cercas ligados e, caso você seja cliente de algum sistema de monitoramento domiciliar, avise o segurança responsável sobre a viagem. Assim, qualquer movimento na residência pode ser mais facilmente percebido.

Alguns serviços como telefonia e tv por assinatura podem ser suspensos por um período, sendo que o desconto pode vir na fatura ou em acréscimos ao final do contrato vigente. Geralmente os serviços podem ser suspensos para períodos entre 30 dias e 4 meses. Alguns outros serviços, como abastecimento de água, também podem ser suspensos, mas as concessionárias podem cobrar taxas.

 

Viajar durante as férias é uma grande alegria e, com alguns cuidados, o retorno também pode  ser tranquilo e agradável. E você? Tem mais alguma dica para organizar a casa antes da viagem? Conte para nós nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *