Browse By

Outubro Rosa em Bauru tem teatro e multirão de mamografia

foto_noticia

Comemorado em todo mundo, o Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população, empresas e entidades da importância da luta contra o câncer de mama, tipo de tumor que mais mata mulheres no mundo e no Brasil.  Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2015 a estimativa é que surjão cerca de 57 mil novos casos da doença em nosso país.

O câncer de mama atinge as mulheres especialmente a partir dos 40 anos sendo a faixa acima dos 50 anos a de maior incidência da doença. Em recente pesquisa divulgada pelo IBGE, cerca de 40% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos não fizeram mamografia. A Organização Mundial da Saúde recomenda que pelo menos 70% das mulheres façam acompanhamento periódico. Essa pouca porcentagem faz com que a mortalidade no Brasil continue elevada. O maior número de mamografias foi realizado por mulheres brancas (66,2%) e com superior completo (80,9%). As menores proporções foram observadas em mulheres negras (54,2%), pardas (52,9%) e com fundamental incompleto (50,9%). A recomendação de especialistas é que a primeira mamografia seja feita entre os 35 e 40 anos, se não houver sintomas ou risco familiar para câncer de mama. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente.

Mas não por isso as mulheres fora da faixa de risco não devam se prevenir. A mamografia nessa faixa, só pode ser feita com prescrição médica, por isso recomenda-se o autoexame, que consiste em apalpar a mama para identificar possíveis nódulos ( que pode ser ou não indicativos de câncer). Outros sinais quem ajudam na identificação de um possível tumor são o aparecimentos de ínguas nas axilas, modificações na forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo.

Para reforçar essa prática, o Grupo Amigas do Peito de Bauru trabalham nesse ano, durante o Outubro Rosa, o lema “MULHER QUE SE CUIDA, SE TOCA: mamografia todo ano e autoexame todo mês”. A campanha conta com folders explicativos, cartazes, outdoor, fitinhas de pulso com o lema da campanha, entre outros, poderão ser retirados na ACIB.

Será disponibilizada para venda camisetas estilizadas para o Outubro Rosa que estarão a venda nas Lojas Roth de Bauru, com renda revertida para o Grupo.

Mas a atividade mais esperada e com resultados mais aparentes com certeza é o MULTIRÃO DA MAMA, realizado desde 2010 com apoio de médicos voluntários do Grupo.

Confira abaixo a programação do Grupo Amigas do Peito para o Outubro Rosa 2015:

VENDAS DE CAMISETAS OUTUBRO ROSA
Em todas as Lojas Roth de Bauru (Av. Getúlio Vargas 5-60 e 2-30 Roth Store; Av. N. S. de Fátima, 19-72; Calçadão da Batista, 5-6, Bauru Shopping e nos eventos da campanha.

POSTO DISTRIBUIÇÃO (CARTAZ – FOLDERS – FITINHAS DE PULSO – CONVITES PARA O TEATRO)
Associação Comercial e Industrial de Bauru, Rua Agenor Meira, 9-10, esquina com Rua Bandeirantes, Centro, Bauru-SP.
A partir de 1º/10

PEÇA TEATRAL “SE EU TIVESSE VOCÊ…”
15/10/2015 – Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP
Duas sessões, as 19h e 20h30, a entrada é gratuita.

As personagens retratarão a trajetória e vivências de mulheres que tiveram câncer de mama com objetivo de além de ser uma forma de entretenimento, expressar emoções, acolher, compreender, fortalecer o estado emocional das participantes e do público, bem como informar, orientar e transmitir mensagem de esperança, fé e coragem.

Sinopse da Peça Teatral “SE EU TIVESSE VOCÊ…”: Como toda mulher, Vitória desempenha vários papéis: mãe, esposa, dançarina… Entretanto, um episódio triste – o câncer de mama, – apareceu causando uma reviravolta e agora ela terá que reunir forças para enfrentar essa nova etapa em sua vida.
“Se eu tivesse você…” conta a trajetória de uma mulher que decidiu que sua história deve fazer jus ao seu próprio nome.
Roteiro: Luciana Biem que também dirige com Álvaro André Zeini Cruz, Graduado em Cinema e Vídeo, doutorando em artes cênicas na UNICAMP.
Elenco: Maria Inez, Denise Marinho, Erica Nascimento, Malu Ramalho

AULÃO ZUMBA OUTUBRO ROSA
20/10/2015 as 19h no estacionamento Bauru Shopping
Realização de uma aula de Zumba Outubro aberta ao público com professores de academias de ginástica de Bauru.

VI MUTIRÃO DA MAMA OUTUBRO ROSA
O evento mais importante da Campanha Outubro Rosa 2015, que não teria sentido sem a realização do Mutirão que acontecerá num sábado, dia 24 de Outubro com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) e nas dependências do Hospital Estadual de Bauru (HEB).
Porém, para a concretização e a abertura de vagas o Grupo necessita da adesão de médicos voluntários de qualquer especialidade para fazer o exame clínico das mamas, a inscrição pode ser feita através dos emails contato@amigasdopeito.com e outubrorosa@amigasdopeito.com ou diretamente no site www.amigasdopeito.com. O ideal é conseguir no mínimo 35 médicos, pois o número de vagas depende do número de médicos que se inscrevem para serem voluntários dedicando uma ou algumas horas neste dia atendendo no mutirão, que é uma forma de dar oportunidade às que precisam passar por exame clínico das mamas incentivadas pela Campanha e tem dificuldade de conseguir realizar.
Desde 2010, nestes mutirões promovidos pelo Grupo já foram atendidas mais de 2 mil mulheres, dessas 1% foram diagnosticadas com câncer de mama, e muito provavelmente, sem o mutirão demorariam a ter o diagnóstico, iniciando o tratamento tardiamente, comprometendo substancialmente a cura. Outro fator relevante da importância destes mutirões é metade das mulheres que procuram o mutirão pertencia a faixa etária que não é atendida pelo SUS para realização de exame de mamografia para fins de rastreamento, ou seja, com idade entre 50 e 69 anos. A Portaria nº 1.253/13 do Ministério da Saúde prioriza o procedimento apenas para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.
As mulheres que apresentaram alguma anomalia no exame clínico receberão no mesmo dia o encaminhamento médico para atendimento no HEB.

MISSA OUTUBRO ROSA 25/10/2015 as 19h
Igreja Santa Rita de Cássia
Rua São Gonçalo, 3-54 – Centro

Fontes:
http://jornaldebrasilia.com.br/tudodebom/saude/600215/cancer-de-mama-e-o-que-mais-mata-mulheres-no-mundo/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama
http://www.amigasdopeito.com/noticias/eventos/outubro-rosa-2015.html

 

 

2 thoughts on “Outubro Rosa em Bauru tem teatro e multirão de mamografia”

  1. Meire says:

    Olha legal esse blog. falando da minha vida acertar um travesseiro bom

    1. Dionis Maikon Souza Silva says:

      Travesseiro Meire??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>